segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

 

Evangelho de João – Capítulo 21

O Amor que Restaura

Introdução ao Capítulo
No capítulo 21, João apresenta o encontro final de Jesus ressuscitado com seus discípulos. À beira do mar, Cristo restaura a fé, renova o chamado e revela que o amor é a base do verdadeiro discipulado. Este capítulo encerra o Evangelho reafirmando que a missão continua.

Reflexão
Pedro, que havia negado Jesus, é restaurado pelo amor. Três vezes Jesus pergunta: “Tu me amas?”, não para humilhar, mas para curar profundamente. O passado é tratado, o chamado é renovado e a missão é confirmada.

Jesus mostra que o discipulado não se baseia em perfeição, mas em amor e obediência. Segui-Lo é aceitar cuidar do rebanho, confiar no caminho e deixar o futuro nas mãos de Deus.

Este capítulo nos ensina que, mesmo após quedas e fracassos, Jesus continua chamando: “Segue-me”.

Estrutura do Capítulo
• João 21:1–14 – Jesus aparece junto ao mar

• João 21:15–19 – A restauração de Pedro

• João 21:20–23 – O chamado pessoal de cada discípulo

• João 21:24–25 – O testemunho final

Versículo-chave
“Disse-lhe Jesus: Segue-me.”
(João 21:19)

Oração
Senhor Jesus, agradecemos porque o Teu amor restaura e renova. Cura nossas quedas, fortalece nosso chamado e ensina-nos a Te seguir com fidelidade todos os dias. Que nossa vida seja testemunho da Tua graça. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  📜 Carta de Encerramento e Transição Da Carta aos Hebreus para o Próximo Caminho Chegamos ao encerramento da Carta aos Hebreus após uma ...